A Escola Municipal Professora Ana Vitória de Carvalho Santos, localizada no bairro Pedra Miúda, zona Sul de Teresina, suspendeu as aulas, nesta sexta-feira (3), após estudantes terem encontrado larvas na merenda escolar fornecida pela instituição.
Segundo a mãe de uma aluna, a dona de casa Diana Jerônimo, a refeição com larvas, composta por arroz e carne moída, foi servida às 12h, durante o almoço, dessa quinta-feira (2), para aproximadamente 200 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
O g1 foi à escola e conversou a diretora da unidade escolar, Aldenir Alves de Lima. Ela informou que as larvas foram encontradas em pacotes de arroz, entregues à escola no mês de fevereiro. O alimento estava dentro do prazo de validade, mas apresentou as larvas. A comida chegou a ser servida pra cerca de 10 alunos, mas nem todos chegaram a comer.
Ao g1, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) informou que uma representante do órgão foi enviada à instituição para averiguar o caso.
A situação foi relatada pelos próprios estudantes, registrada em imagens e enviadas aos pais. Segundo a mãe de uma das alunas, alguns estudantes chegaram a passar mal.
“As crianças tiraram as fotos e mandaram para os pais. Todos os pais estão revoltados com essa situação. Tiveram crianças que vomitaram, e não é a primeira vez que ocorrem relatos dessa comida de má qualidade. Eu mesma já fui buscar minha filha duas ou três vezes porque ela passou mal na escola, porque a comida não descia, não tem sal, não tem tempero”, relembrou a mãe.
A escola negou que algum aluno tenha passado mal.
“Imediatamente, quando uma das alunas notou a larva, suspenderam a refeição, mandaram o restante dos alunos pra sala de aula. Não houve nenhum relato de mal estar, ninguém vomitou”, de acordo com a direção da escola.
“Agora esse foi o ápice, de ter bicho na comida das crianças. Não entendo como uma escola que não tem um ano de funcionamento tem uma merenda de péssima qualidade desse jeito”, reclamou a mãe de uma aluna do 8º ano.
Suspensão das aulas
Após o ocorrido, a direção da Escola Municipal Professora Ana Vitória de Carvalho Santos comunicou, na tarde de quinta (2), aos pais e responsáveis pelos estudantes, a suspensão das aulas desta sexta (3), para realização de uma avaliação interna e vistoria sanitária.
“Informamos que sexta-feira não haverá aula, pois haverá uma reunião interna com a equipe da escola para uma vistoria sanitária juntamente com a equipe de merenda escolar. Na ocasião será realizada uma avaliação de toda a merenda escolar para averiguações e providências necessárias para uma alimentação escolar de qualidade e adequada aos estudantes em tempo integral. De antemão, peço desculpas pelo ocorrido”, diz trecho do comunicado.
Conforme a mãe de uma das alunas, a direção da instituição recolheu as refeições que continham as larvas, após a denúncia dos estudantes, improvisou e serviu uma nova comida.
“As crianças não comeram mais dessa refeição por causa do ocorrido. Então a direção da escola fez um macarrão improvisado pra ver se comiam”, completou a dona de casa Diana Jerônimo.
FONTE: G1 PI
Leave a Reply