Na terça-feira (14), uma menina identificada somente como Lara, de 1 anos e 7 meses, foi ao pronto-socorro tratar uma picada de inseto na região do rosto e acabou tendo o dedo mindinho amputado acidentalmente por uma enfermeira, em São Gonçalo, localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
De acordo com informações, os pais levaram a criança para o setor de pediatria da unidade de saúde, por conta da picada no inseto que gerou uma inflamação em sua testa. A paciente recebeu soro na veia e prescrição de antibióticos para tratar a inflamação.
Os médicos recomendaram enfaixar a mão da bebê para que ela não se movesse e acabasse removendo o acesso intravenoso. A enfermeira foi fazer a retirada da atadura com uma tesoura e acabou cortando o dedo da criança.
A bebê foi imediatamente levada ao centro cirúrgico e no local teve o dedo amputado. Segundo a sua avó, identificada como Adriana Santos, mesmo com poucos anos de vida, Lara já viveu um “trauma”.
Veja também: Três estudantes debocham de colega de mais de 40 anos
Imagino a dor que essa criança sentiu de ter amputado sem anestesia, sem nada, um dedo com a tesoura (…). Quando alguém que não seja um familiar chega, ela já joga a mãozinha para o lado e começa a gritar: “Dedo, dedo, dedo!”. Ela já tem um trauma – lamentou.
Em nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo informou que o pronto-socorro está prestando o suporte necessário e que a criança está “estável”.
A enfermeira que acabou cometendo esse erro, é uma técnica de enfermagem concursada que trabalhava há 20 anos na área. O caso está sendo apurado e a responsável foi afastada até a conclusão da sindicância.
Leave a Reply