A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) de Campo Maior, localizada no campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI), registrou umidade relativa do ar de 16%, na tarde deste domingo, dia 21 de agosto. Apesar da baixa umidade, a temperatura máxima registrada neste domingo foi 35,3º. A temperatura mínima registrada foi de 19,5º.
Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios. O ideal, de acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, é que ocorra uma variação entre 50 e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 20 e 30%, as regiões entram em estado de atenção. Abaixo de 20%, como está sendo o caso de Campo Maior, a situação é de alerta.
As altas temperaturas e os baixos índices de umidade relativa do ar, típicos de agosto, fazem aumentar as chances de queimadas e incêndios. Neste sábado, o Parque Estadual da Serra de Santo Antonio registrou incêndio de grandes proporções que afetou uma grande extensão deste que é um dos principais pontos turísticos de Campo Maior.
Leave a Reply