O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizou na manhã desta sexta-feira (07), um treinamento de suporte de operação para o novo sistema de realização de vistoria veicular 100% digital, que será implantado na próxima segunda-feira (10). Esse sistema vai ser utilizado pelos vistoriadores que trabalham no órgão, e também pelos despachantes credenciados em função.
De acordo com o gerente da Diretoria de Registro e Licenciamento do Detran, Francisco Carlos, com a implementação deste novo sistema, as vistorias que antes eram realizadas em forma de decalque de chassi e motor (apoiando o papel sobre a superfície de relevo do número do chassi e motor, e rabiscando com um lápis levemente até os caracteres aparecerem no papel do processo), serão totalmente realizadas de forma digital, ou seja, utilizando de uma imagem feita pelo vistoriador e sendo analisada pela equipe de conferência.
Com esse sistema iremos agilizar todo o trâmite, e tudo de forma digital, eliminando assim o processo físico. Estamos trabalhando nesse diferencial, é moderno, fácil e ágil – destacou o gerente.
Atualmente a vistoria veicular do Detran no Piauí, realiza alguns serviços como: primeiro emplacamento, vistoria em trânsito, emplacamento de ônibus escolar do interior, bem como vistorias de verificação após algum apontamento das Empresas Credenciadas de Vistoria Eletrônica (ECV’s) em determinados veículos, entre outros processos.
Veja também: Turista desaparece enquanto passeava no Delta do Parnaíba
Cadastro digital de despachantes
No mês de junho, foi implementado um novo sistema de cadastro e análise de processos para os despachantes, 100% digital. O novo sistema de vistoria veicular irá ser integrado junto a esta nova ferramenta implementada para a categoria, facilitando ainda mais os processos gerados para os usuários.
Inicialmente, este sistema de vistoria veicular será implementado nos postos do Detran que estão localizados na capital, mas a expectativa é que nas próximas semanas, o sistema seja implantado em todo o estado do Piauí.
Fonte: Governo do Piauí
Leave a Reply