Cerca de dez reeducandos da Colônia Agrícola Major César, em Altos, iniciaram, nesta quarta-feira (09), a limpeza do espaço externo do Instituto Médico Legal do Piauí (IML), localizado na zona Sul de Teresina. O trabalho acontece em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Além do espaço que abrange o IML, os internos já trabalharam na limpeza e reforma nos prédios que funcionarão as sedes da Força Estadual Integrada de Segurança Pública, no Centro de Teresina, e da Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres, na zona Norte da capital.
Veja também: NUCEPE divulga resultado preliminar do concurso da Polícia Militar do Piauí
O diretor de Inteligência da Sejus, delegado Charles Pessoa, acompanha o trabalho dos detentos de perto. De acordo com ele, a atividade possibilita a reinserção social e contribui na hora de buscar um trabalho quando os reeducandos estiverem fora do sistema penitenciário.
É mais uma ação da Secretaria de Justiça que vem proporcionando, cada vez mais, o trabalho para essas pessoas que estão custodiadas dentro das nossas unidades penais. Proporcionando, também, a ressocialização e a redução do custo deste preso para a sociedade — completou.
O delegado do IML, Assis Carvalho, avalia a parceria entre as secretarias como uma vantagem tanto para o Estado, quanto para os detentos. “Para nós é muito importante, primeiro no que diz respeito à ressocialização dos reeducandos. Segundo, porque diminui os custos adicionais financeiros. Então, é uma parceria que traz benefícios para o Estado e para estas pessoas que estão no sistema penitenciário”, finaliza.
Leave a Reply