A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs um novo reajustes nas contas de luz em outros quatro estados: Acre, Amapá, Piauí e Rondônia. Os aumentos podem ultrapassar dos 44%, na média, e devem impactar cerca de 2,6 milhões de residências.
Este maior aumento (+44,41%) é para os consumidores de baixa tensão da Equatorial Amapá, subsidiária da Equatorial Energia, distribuidora que atende também outros seis estados do país (Alagoas, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí, Rio Grande do Sul). A empresa chegou a atender mais de 211 mil unidades consumidoras de energia elétrica em todos os 16 municípios amapaenses.
Segundo a área técnica da Aneel, este percentual apresentado é o resultado de uma combinação de novos custos, mas também está relacionado ao fim dos efeitos de medidas mitigadoras adotadas nos processos tarifários nos últimos anos, ou seja, 2020 e 2021.
Em março, a agência já havia autorizado reajustes de 12,67% nas contas de luz em quatro estados, como: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Em abril, a empresa reajustou em mais quatro estados: Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia.
Esses percentuais de reajustes consiste a proposta de revisão tarifária da distribuidora. Além de também atualizar os valores que são pagos pelos consumidores, outros parâmetros são determinados pela Aneel nesse tipo de processo tarifário, que é feito a cada quatro ou cinco anos.
Veja também: Com 39,8º, Campo Maior aparece entre as cidades mais quentes do Brasil segundo o INMET
Aumento do preço da conta de luz no Piauí
No estado do Piauí, o reajuste médio proposto é de 20,65% para as tarifas da Equatorial Piauí Distribuidora de Energia S.A.
Já para os atendidos em alta tensão, como as indústrias, o reajuste médio proposto é de 15,32%. Para os consumidores conectados em baixa tensão, grupo que inclui os residenciais, é de, em média, 22,03%.
As novas tarifas dos reajustes entram em vigor a partir de 2 de dezembro de 2023.
A Equatorial Piauí é concessionária do serviço de distribuição de energia elétrica e atende a mais de 1,4 milhão de residências em todos os municípios do estado do Piauí.
Leave a Reply