Pesquisadores dos Estados Unidos desenvolveram um anticoncepcional masculino que imobiliza o esperma, recentemente a pílula foi testada em ratos e em breve passará a ser usadas em coelhos, antes dos humanos. O remédio não utiliza hormônios e se mostrou bastante eficaz no combate a fecundação de óvulos.
A pílula foi testada em camundongos. De acordo com os cientistas, os homens deverão tomar o anticoncepcional uma hora antes de ter relações sexuais.
O remédio pretende agir na inibição ou bloqueio temporário de uma proteína identificada como adenilato ciclase. Com a falta dessa proteína, os espermatozoides são impedidos de nadarem até o óvulo.
Veja também: OMS confirma surto do vírus de Marburg, um dos mais letais
Fase de testes
Os testes foram realizados com camundongos e teve um resultado impressionante, onde com uma única dose do remédio imobilizou os espermas antes, durante e após o acasalamento.
O efeito da pílula teve uma duração de três horas. 24 horas após tomar o medicamento, não tinha mais traços no organismo dos ratos. Nenhuma das ratas chegou a engravidar.
Alguns dos testes foram realizados com espermas humanos e a experiência foram transferidas para os camundongos. O remédio ainda vai demorar para ser lançado fora dos laboratórios, já que os especialistas ainda querem testar com coelhos, antes dos humanos.
Leave a Reply