Cantora gera polêmica após performar sua música sobre sua pesquisa na UFMA

Cantora gera polêmica após performar sua música sobre sua pesquisa na UFMA
Cantora gera polêmica após performar sua música sobre sua pesquisa na UFMA




Nessa quinta-feira (17), um vídeo viralizou nas redes sociais, onde é possível observar uma performance durante uma mesa de debates na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A estudante de mestrado e mulher trans, identificada como Tertuliana Lustosa, foi filmada realizando uma apresentação em que canta e faz uma performance de conotação sexual, o que acabou gerando indignação e discussões nas redes sociais entre os internautas.

A performance aconteceu durante o evento acadêmico “Gênero para além das fronteiras: tendências contemporâneas na América Latina e no Sul Global”, que iniciou na quarta-feira (16) e se estenderá até sexta-feira (18). O tema da mesa-redonda em que a performance foi realizada era “Dissidências de Gênero e Sexualidades”. A programação contou com a participação de outros acadêmicos, como Andreone Medrado e Leticia Nascimento.

Cantora gera polêmica após performar sua música sobre sua pesquisa na UFMA
Cantora gera polêmica após performar sua música sobre sua pesquisa na UFMA. (Imagem: Reprodução)

Tertuliana Lustosa também é autora de um artigo intitulado “Educando com o cu, introdução às pedagogias do corpo e do prazer”, publicado no ano de 2023, e sua apresentação foi uma extensão de sua pesquisa. Através de suas redes sociais, ela compartilhou o vídeo da performance e agradeceu ao Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (GAEP/CNPq), coordenado pela professora Ana Caroline A. Oliveira (Pgcult/UFMA), pelo convite. Ela também aproveitou para destacar que “a universidade é sim lugar de múltiplas formas de conhecimento, inclusive do proibidão”.

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A apresentação aconteceu no prédio do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFMA, patrocinada por recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e levantou diversos questionamentos a respeito do nível acadêmico das universidades públicas e o uso de recursos públicos para financiar eventos do gênero.

A repercussão negativa nas redes sociais foi imediata, com diversas pessoas criticando a performance e a considerando inapropriada para o ambiente acadêmico. Muitos internautas expressaram sua indignação quanto ao que consideram uma deturpação do propósito educacional das universidades.

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