Faltando apenas 5 dias para encerrar o mês de janeiro, o primeiro da quadra chuvosa, Campo Maior só registrou até agora 54% do volume de chuva esperado para o período. De acordo com a climatologia, são esperados 250 mm para janeiro, mas, até o momento, o município só registrou 135 mm.
As chuvas abaixo da média atingem boa parte da região Nordeste, sobretudo a porção Norte da região. Cidades mais ao Sul do Piauí têm registrado bons volumes de chuva em razão da atuação do fenômeno conhecido como ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), que consiste no transporte de umidade vindo do litoral, atingindo toda a Bahia e o sul do estado do Piauí.
O maior volume de chuva registrado em Campo Maior foi no dia 13 de janeiro, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 95 mm. Além desta precipitação, houve registro de chuva leve a moderada apenas nos dia 2, 11, 18 e 20. O El Niño é um dos responsáveis pela irregularidade da chuva neste ano de 2024.
A previsão não descarta ocorrência de chuvas nesta sexta-feira. O sol aparece entre muitas nuvens e as maiores chances para precipitação acontecem no período da tarde e a noite.
Leave a Reply