Segundo um estudo realizado pela Faculdade Universitária de Londres, revelou que cada cigarro fumado pode reduzir em 22 minutos a expectativa de vida de mulheres e 17 minutos para homens. Os resultados ressaltam que os danos causados pelo tabagismo são cumulativos e parar de fumar pode trazer benefícios imediatos e significativos.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontou que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no Brasil. A melhor parte é que abandonar esse vício pode reduzir significativamente esses riscos, já que os estudos mostram que abandonar o tabagismo antes dos 40 anos pode reduzir em até 90% o risco de doenças relacionadas.
Parar de fumar melhora a saúde a longo prazo, mas também oferece benefícios que podem ser percebidos em questão de dias.
Veja também: Receita Federal afirma que não vai taxar movimentações financeiras do PIX
- Uma semana sem fumar, pode prevenir a perda de um dia de vida;
- Já em um mês, evita a redução de uma semana de longevidade;
- Em um ano, um usuário de tabagismo que consumia 10 cigarros por dia pode evitar a perda de 50 dias de vida.
Conforme a doutora Sarah Jackson, autora principal do estudo, reforça que “quanto mais cedo alguém para de fumar, mais benefícios pode obter”. Mesmo quem abandona o hábito de fumar em idades mais avançadas experimenta ganhos expressamente significativos em saúde e qualidade de vida.
Leave a Reply