O Brasil ultimamente está apresentando regiões com clima árido pela primeira vez na história, desde que começou o monitoramento climático no país.
De acordo com um estudo realizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgãos do governo federal, mostra que há falta de chuva nos últimos 30 anos e que apresentou um clima similar ao de deserto da Bahia.
Na pesquisa é possível observar que há uma tendência ao aumento da aridez em todo o país, exceto na região Sul. Conforme Javier Tomasella, pesquisador do Inpe, isso acontece devido a dois fatores: precipitação e evaporação.
No Brasil, principalmente no Nordeste, a temperatura está aumentando muito, consequentemente, aumenta o processo de evaporação, fator que também está atribuído ao aquecimento global — esclarece o pesquisador.
Na região Nordeste, o clima semiárido já é predominante, complementa Tomasella. Na análise feita de 1990 a 2020 apareceram regiões com clima árido pela primeira vez. “Nunca antes na história do país aconteceu essa condição”.
Veja também: Número de infartos fulminantes cresce 150% no Brasil
A situação preocupa o pesquisador: “É muito mais fácil pegar fogo. Quando o ar fica mais seco, afeta qualquer atividade, seja na área econômica, como a agricultura, ambiental, com a incidência de queimadas, ou da saúde, com problemas respiratórios.”
As regiões classificadas como semiáridas se concentram na região Nordeste (exceto Maranhão) e no norte de Minas Gerais e também estão em expansão.
Leave a Reply