Em meio ao calorão sentido em diversas regiões do país, o Brasil bateu o recorde de demanda de energia elétrica nessa quarta-feira (22). Segundo o diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Marcio Rea, às 14h30 “a demanda de carga alcançou a marca histórica de 102.924 MW (megawatts), superando o maior patamar anterior, de 102.478 MW, verificado em 15 de março do ano passado”.
Esse valor não necessariamente representa o consumo de energia, mas sim a quantidade de carga elétrica que foi demandada pelo país naquele momento específico.
Para comparação, a demanda de carga média registrada no Brasil neste dia em questão foi de 93.144,09MW, o que significa que o pico de demanda foi de quase 10 mil MW a mais que a média. As regiões Sudeste e Centro-Oeste foram responsáveis por quase metade dessa demanda, registrando uma média de 53.996,7MW no dia.
Segundo o ONS, as altas temperaturas registradas nos últimos dias tiveram “participação fundamental no comportamento da carga”. A maior temperatura máxima registrada nesse dia foi em Santiago, no Rio Grande do Sul, com 38,9ºC. Em Minas Gerais, na estação Coronal Pacheco, a temperatura máxima foi de 37,6ºC. Já na estação de Alegre, no Espírito Santo, a máxima foi de 37,3ºC.
Veja também: Governo discute estratégias para diminuir valor dos alimentos
Na quarta, a estação de Cambuci, no Rio de Janeiro, registrou a máxima de 36,8ºC, mas esse número chegou a 39,5ºC no dia anterior. Os dados são do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
No Centro-Oeste, a maior máxima registrada foi de 37,6ºC na estação Água Clara (MS). Em Aragarças (GO), a máxima foi de 36,1ºC. A menor máxima da região foi no Distrito Federal, com 32ºC em Águas Emendadas.
Fonte: R7 Notícias
Leave a Reply