Na noite do último sábado (04), um bebê de oito meses parou na Fundação Hospitalar de Canelinha após ingerir uma bituca de maconha enquanto engatinhava.
A mãe da criança relatou o ocorrido à equipe médica. A mulher disse que o bebê estaria engatinhando pelo chão e teria encontrado a droga, colocado na boca e engolido.
De acordo com o relato da Polícia Militar, que foi acionada imediatamente para a ocorrência, o bebê chegou ao hospital com os olhos vermelhos, boca inchada e efeito letárgico.
Quando foi avaliada na entrada da emergência, a criança estava apresentando oscilações entre agitação e sonolência, além de variações nos sinais vitais, com frequência cardíaca oscilando entre 150 e 198 bpm e saturação de oxigênio variando entre 94% e 98%.
Devido à situação, um dos médicos de plantão entrou em contato com o CEATOX (Centro de Informação e Assistência Toxicológica), que orientou que houvesse monitorização contínua, hidratação e transferência para um centro com maior suporte clínico.
Veja também: Estados Unidos registra primeira morte humana por gripe aviária
Conforme o Hospital Canelinha, uma transferência via o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi solicitada para que a criança fosse tratada no Hospital Infantil de Florianópolis, mas o serviço informou que não havia ambulância com equipe médica disponível no momento.
A vítima foi transferida para o hospital de referência por uma equipe composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem da unidade. Conselho Tutelar foi acionado e acompanha o caso.
Leave a Reply