Começou o temido ‘B-R-O-BRÓ’. Uma palavra conhecida e temida por todos ou piauienses, já que o período costuma trazer altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e sensação de muito desconforto térmico. Oficialmente, o B-R-O começa nesta quinta-feira (dia 01° de setembro), mas já durante o mês de agosto, as temperaturas chegaram a 38°, o que é já é considerado bastante quente.
O que muitos não sabem é que a cidade de Campo Maior é uma das que registra as maiores temperaturas do Piauí, como Piripiri e Teresina. No Sul do estado, o destaque costuma ser o município de Bom Jesus, que costuma ultrapassar os 40° durante vários dias nesse período.
Em Campo Maior, a elevação das temperaturas pode ser explicada por um conjunto de fatores como relevo, localização geográfica e vegetação. O município está situado sob uma planície, de baixa altitude, favorecendo a incidência de raios solares.
Além disso, Campo Maior está localizada no interior piauiense, a cerca de 250 km do mar, numa área de transição entre o sertão e a mata de cocais com características de cerrado. A presença de muitos rios também favorece a elevação térmica, como acontece em Teresina. São as chamadas regiões mesopotâmicas (entre rios).
Veja também: Meteorologia aponta chuvas acima da média nos próximos três meses no Piauí
A vegetação, com predominância de espécies de pequeno e médio porte em áreas descampadas, termina por influenciar no aumento das temperaturas. Grande parte da vegetação local é composta pela presença de carnaubais, que possuem copas pouco frondosas, inviabilizando a formação sombras, principalmente no perímetro urbano.
Leave a Reply