As enchentes do Rio Grande do Sul (RS) afetaram a produção agrícola do estado, principalmente de arroz, soja e trigo, e a pecuária. A logística foi comprometida, com estradas obstruídas por barreiras e pontes que caíram. Isso deve impactar, além do abastecimento do estado, os preços dos alimentos no país.
A expectativa, segundo economistas, é um aumento de preços nesses produtos nas próximas semanas, devido à calamidade pública no estado.
Grande parte da safra já tinha sido colhida, e acredito que esteja salva, porém, as estradas estão com problema, e o escoamento dos produtos para outros estados terá dificuldade, e isso vai encarecer, vai demorar para chegar. E quando chegar, vai chegar com o preço já inflacionado — afirma Cristiane Meleiro, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera.
Veja também: Governo Federal adia Concurso Unificado no país devido as fortes chuvas no Rio Grande do Sul
Para ela, ainda não é possível mensurar quanto isso vai ter de impacto. “Mas a gente espera sim aumento no arroz, principalmente, em algumas carnes bovinas, alguns derivados da soja e também na ração. Então a gente pode ter, por consequência disso, um aumento nos ovos, no frango e na carne”, acrescenta Cristiane.
Fonte: R7 Notícias
Leave a Reply