Segundo matéria do Repórter Ponto 50, bandidos estão frequentemente utilizando o mensageiro WhatsApp para publicar relatos, prints, vídeos, mensagens de voz com ameaças de morte para pessoas de Teresina e região através da rede social, segundo relatos o golpe já ocorre desde dezembro de 2021.
O “Golpe da Facção” acontece da seguinte forma. A vítima abre o aplicativo WhatsApp e vê a sua foto com um X vermelho, enorme, cobrindo o seu rosto. Em seguida, faz o download de um vídeo que lhe enviaram e aparecem vários homens armados dizendo que estão indo lhe buscar. Você lê a sequência de mensagens deixada pelo criminoso. Ele se apresenta como um faccionado, diz que uma pessoa esteve na boca de fumo dele e pagou R$ 5 mil para que ele e seu bando lhe matasse, ou tocasse fogo no seu empreendimento ou, caso não lhe encontrasse, executasse qualquer um de seus parentes.
Veja também: VII QQS contará com shows de Márcia Fellipe, Renanzin Pressão e Gleydson Gavião
Após essa combinação de menagens bem planejadas a vítima do golpe vive momentos de terror. Valores equivalentes a R$ 5 mil são cobrados pelos criminosos durante a ação.
Estelionatário
O crime está caracterizado como estelionatário, que prevê pena de quatro a oito anos, e multa, quando a fraude é cometida no uso de informações fornecidas pela vítima ou terceiros que induz ao erro por meio das redes sociais ou qualquer outra plataforma de comunicação disponível na internet.
Leave a Reply