392 kg de barbatanas de tubarão são apreendidas em uma semana no Ceará




A Receita Federal apreendeu 392 kg de barbatanas de tubarão desde a semana passada em três operações diferentes, no Ceará. A mais recente foi nessa segunda-feira (23), em parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), quando foi identificada uma carga contendo 96 kg de barbatanas no Aeroporto de Fortaleza, que seria enviada para São Paulo e seu destino final era Ásia. Os suspeitos declararam que a remessa era de peixe seco.

392 kg de barbatanas de tubarão são apreendidas em uma semana no Ceará
392 kg de barbatanas de tubarão são apreendidas em uma semana no Ceará. (Imagem: Reprodução)

A outra operação ocorreu na última terça-feira (17), os servidores encontraram 230 kg de barbatanas na sede de uma transportadora de cargas aéreas do município de Cruz, que seria exportada ilegalmente para a China. A Receita Federal já estava investigando há vários dias, desde que a carga saiu originalmente de Vitória (ES). Caso a comercialização tivesse sido finalizada, teria movimentado algo em torno de R$ 3,7 milhões.

Veja também: Deolane Bezerra e outros investigados são soltos após suposto esquema de jogos ilegais

Na terceira operação, que ocorreu no Ceará, na última sexta (20/09), as barbatanas tinham vindo de João Pessoa (PA) e nesse caso, o intuito é que chegasse ao aeroporto de São Luís (MA).

O tráfico de barbatanas é criminoso e cruel. Já que os animais são mutilados vivos e logo após jogados de volta ao mar para sangrar lentamente até morrer. Uma das espécies que faziam parte das apreensões está a do tubarão azul (Prionace glauca), considerado em risco de extinção.

De Olho Azul

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]