A 15ª Romaria da Terra e da Água no Piauí deve atrair em média 10 mil romeiros para a cidade de Piripiri, nos dias 16 e 17 de julho. O evento, promovido pela Igreja Católica, tem com tema “Terra e Água: Direitos Sagrados’ e lema ‘Deus deu a terra aos seus filhos’.
As Romarias da Terra e da Água acontecem a cada três anos, mas por conta da pandemia não aconteceu no ano passado, tendo sido adiada para este ano. As romarias da terra e da água recebem romeiros de todo o Piauí para discutir temas como a questão fundiária, os direitos dos trabalhadores, opressão, intolerância, projetos econômicos e seus impactos sobre o meio ambiente, etc.
“A romaria é um evento religioso, de cunho social, porque a nossa fé tem uma dimensão social. Elas, tradicionalmente, se propõe a ouvir a voz do povo, sobretudo dos pequenos, dos pobres e excluídos. É um momento político, não partidário, que manifesta o desejo pela realização do bem comum, a partir de ações concretas e de políticas públicas que favoreçam a coletividade e que não estejam a serviço do lucro. É um clamor pela vida, justiça e diálogo entre as diversas instâncias sociais”, destacou o bispo de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva.
O evento conta com uma programação religiosa e social com celebrações, santa missa, adoração ao Santíssimo Sacramento, caminhada e oficinas temáticas, organizados em grupos de trabalho, com discussões e apresentação de resultados sobre os debates.
Para participar do evento, é necessário preencher o formulário de inscrição acessando INSCRIÇÃO DA XV ROMARIA DA TERRA E DA ÁGUA DO PIAUÍ (google.com)
Leave a Reply