A Prefeitura de Campo Maior por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), segue cadastrando pessoas e entregando carteiras de passe livre intermunicipal e de cultura, como também a carteira para pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a carteira de identificação da pessoa autista.
De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Sena Rosa, a SEMAS vem promovendo diariamente o direito dessas famílias de ter um atendimento prioritário em espaços públicos e privados, e destacou que essas carteiras são uma grande conquista para esses famílias”.
PASSE LIVRE
O Passe Livre Intermunicipal garante às pessoas com deficiência no Piauí, o direito de viajar gratuitamente, em ônibus intermunicipais, em todo o território estadual; O Passe Livre Cultura garante a gratuidade na entrada em estabelecimentos de entretenimento dentro do Estado, como cinemas, teatros, casas de espetáculos, estágios, ginásios esportivos e similares que apresentem eventos culturais, de lazer e esportivos.
CARTEIRA IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA AUTISTA
Já a Carteira de Identificação da Pessoa Autista assegura, dentro do Estado do Piauí, o atendimento prioritário em serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social, e também nas filas em bancos e comércio em geral.
A pessoa com deficiência ou autista interessada em requerer o Passe Livre ou a Carteira de Identificação da Pessoa Autista deve procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) que seja mais próximo de sua residência, munido de todos os documentos pessoais: RG, CPF, 2 foto 3×4, comprovante de residência, comprovante de renda atualizado, e no caso de pessoas com deficiência, também o laudo médico. O requerente que for menor deve ser representado por um responsável, que também deve apresentar seus documentos.