O programa ‘Melhor em Casa’, do Governo Federal em parceria com os municípios, leva cuidados especializados a cerca de 500 pessoas com doenças graves e crônicas todos os meses, em Campo Maior. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um dos principais benefícios do programa é desafogar os atendimentos e reduzir a permanência de usuários na unidades de saúde.
Com equipes formadas por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, técnicos em enfermagem e assistentes sociais, os profissionais vão até a casa do paciente para liberar leitos nos hospitais e evitar congestionamento nos postos de saúde.
“Pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas em sair de casa para ir até uma unidade de saúde, ou em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento são atendidas pelo programa. Nosso principal objetivo é evitar a hospitalização e garantir meios de oferecer atendimento com mais eficácia e efetividade”, destaca a secretária de Saúde, Dorilene Vidal Félix.
A frequência de visitas dos profissionais de saúde aos domicílio é definida de acordo com as necessidades clínicas de cada caso e os atendimentos incluem exames, medicação, reabilitação, entre outros. Para que um paciente seja incluído no programa, é preciso passar por uma avaliação e encaminhamento médico.
No dia 16 de fevereiro, Campo Maior foi contemplada com um veículo 0 km modelo Fiat Doblô, para auxiliar na agenda de visitas domiciliares do Programa Melhor em Casa. Além de Campo Maior, o programa está presente em outros 731 municípios brasileiros.
O programa permite que a equipe de saúde conheça melhor a realidade do paciente auxiliando na melhoria da qualidade de vida de toda a família. Além da doença, as equipes têm um papel importante para identificar casos de abandono ou maus tratos, portanto, além de acesso à saúde de qualidade temos como implementar também políticas públicas de assistência social, diz o prefeito Joãozinho Félix.
Mais fotos dos atendimentos
Leave a Reply