A cinco dias do maior festejo religioso do Piauí, o município de Campo Maior vai se transformar, a partir do dia 31 de maio, na capital da fé. A devoção a Santo Antonio Aparecido mobiliza a Igreja Católica e o poder público na organização deste que é um dos maiores eventos festivos do interior nordestino.
Durante toda a festa é intensa a movimentação no município. Milhares de campomaiorenses de diversas partes do Brasil e do mundo escolhem o mês de junho para retornarem a Campo Maior e terem o privilégio de participar das festividades, que misturam religiosidade e um forte apelo sociocultural.
A festa do padroeiro inicia com a tradicional procissão do mastro, um dos maiores símbolos da fé católica dos campomaiorenses. Um tronco de carnaúba de 14 metros e mais de 300 kg é carregado nos ombros dos fiéis. Durante o cortejo, muitas pessoas procuram tocar no mastro para alcançar casamento ou conseguir outras graças. Ao chegar na catedral, acontece o levante do ‘pau de Santo Antonio’, sinalizando o início dos festejos.
Este ano, os festejos religiosos do padroeiro terão como tema ‘Santo Antonio Aparecido, exemplo e caminho de comunhão com Jesus Cristo’, e lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’ (Lc 24, 32), em sintonia com o 3º Ano Vocacional da Igreja, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
De acordo com o padre Gilberto Felipe, a festividade resgata a identidade religiosa e cultural dos campomaiorenses, sendo um grande momento de celebração, partilha e fraternidade: “Toda a sociedade aguarda com muita expectativa esse momento. Os festejos são sempre uma oportunidade de confraternização, mas também nos revelam a necessidade de um encontro com o Cristo, da busca pela Palavra de Deus e da comunhão espiritual”, disse.
As celebrações irão acontecer no espaço entre a catedral e a Câmara Municipal de Campo Maior. Para este ano, o bispo diocesano, dom Francisco de Assis, optou por substituir a trezena pela santa missa, diariamente. A Paróquia de Santo Antonio garantiu que, em caso de ameaça de chuva, as celebrações serão realizadas dentro da catedral. No ano passado, a chuva chegou de surpresa causando um certo tumulto durante as novenas.
Além de uma vasta programação religiosa, que inclui missas, novenas e procissões, os festejos de Santo Antonio também contam com uma infinidade de atrações culturais, apresentações musicais, comércio de comidas e bebidas típicas, exposição de estandes, etc. A festa do padroeiro movimenta a economia do município, principalmente no comércio, mas aquece também o setor gastronômico, hoteleiro e turístico.
Para a edição 2023, bandas e cantores de renome estão entre as principais atrações que irão animar os festejos de Santo Antonio. Haverá apresentações de Matheus Fernandes, Felipe Amorim, Desejo de Menina, Gleydson Gavião, Taty Girl, Zé Cantor e Kiko Chicabana. A programação inclui ainda apresentações locais e regionais. O palco será montado ao lado do santuário, integrando a praça do Rosário, o espaço cultural e a praça Bona Primo.
“Será um dos maiores festejos já realizados em Campo Maior. Estamos idealizando algo que vai entrar para a história. Todas as secretarias estão trabalhando em conjunto para garantir que seja uma festa organizada, segura e que possibilite diversão e entretenimento a todas as famílias. Faremos intervenções no trânsito, reforçaremos o policiamento e tomaremos todas as medidas necessárias para o bom andamento do festejo”, destacou o prefeito Joãozinho Félix.
Leave a Reply