PERIGO | Fazer trilha na Serra de Santo Antonio em dias chuvosos oferece muitos riscos de acidentes




Um vídeo que circula nas redes sociais mostra turistas descendo a Serra de Santo Antonio, neste domingo (27), em Campo Maior, com muita chuva. Nas imagens, as escadarias que dão acesso ao topo da serra se transformaram em verdadeiras cachoeiras, o que dificultou a descida dos visitantes.

A chuva deste domingo, que veio acompanhada de intensas descargas elétricas e trovoadas, acumulou cerca de 20 mm, de acordo com as medições do Centro de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), mas houve pontos em que o volume ultrapassou os 30 mm, segundo medições particulares.

Apesar das belas imagens e da aventura que a descida da serra pode ter proporcionado, é importante alertar sobre os perigos que a chuva oferece no local. Além de ser um ponto propício para a incidência de raios, devido a altitude, a chuva faz com que as escadas se tornem escorregadias, podendo ocasionar quedas e lesões graves.

Em alguns trechos, também há degraus que já se encontram muito comprometidos. Com a chuva, a erosão nesses pontos é ainda maior, por isso, para uma maior segurança de turistas e visitantes, a orientação é evitar os passeios na serra em dias chuvosos.

O mês de fevereiro encerra com chuvas abaixo da média em Campo Maior. Até agora, de acordo com o Cemaden, o município registrou apenas 145,82 mm. Na zona rural, o volume foi maior. Houve pontos em que foram registrados 220 mm, segundo medições particulares. Para fevereiro, o normal é que os volumes fiquem entre 220 e 264 mm.

 

 

De Olho Azul

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]