O prefeito Joãozinho Félix (MDB) está em Brasília-DF, onde participa, na Câmara Federal, de sessão solene que homenageou o bicentenário da Batalha do Jenipapo, comemorado no dia 13 de março deste ano. A sessão foi presidida pelo autor do requerimento, deputado Flávio Nogueira (PT).
Também estão presentes na solenidade, o governador Rafael Fonteles (PT), o senador Marcelo Castro (MDB) e o secretário de Assistência Social e Geração de Renda de Campo maior, Dogim Félix, dentre outras autoridades.
“É uma satisfação enorme participar desta solenidade e saber que a batalha do Jenipapo ganha um reconhecimento nacional. Sabemos da importância que esse momento representou, não somente ao Piauí, mas ao país como um todo, uma vez que consolidou o processo de independência do Brasil”, destacou o prefeito.
O gestor agradeceu a iniciativa do deputado Flávio Nogueira e aproveitou para pedir das autoridades piauienses mais apoio e valorização da história e da cultura campomaiorenses: “Agradeço ao deputado Flávio Nogueira pela proposição e aproveito para reforçar o apelo que faço por uma maior valorização da nossa história e da nossa cultura. Precisamos pensar formas de conservar a memória dos heróis do jenipapo e o seu legado para as gerações futuras”, disse.
A Batalha do Jenipapo foi uma das inúmeras revoltas populares ocorridas no Norte e Nordeste do Brasil, regiões que ainda estavam sob domínio da coroa portuguesa. A batalha aconteceu no dia 13 de março de 1823, no município piauiense de Campo Maior, onde as tropas comandadas pelo major João José da Cunha Fidié, entraram em confronto com escravos, vaqueiros e agricultores da região. O confronto foi decisivo para consolidar a independência total do Brasil.
Leave a Reply