O Dia de Santo Antônio foi celebrado com missas e procissão em Campo Maior nesta quinta-feira (13 de junho). Houve missas na catedral às 6h, 9h, 12h e 15h. Após a última celebração, os fiéis saíram em procissão com a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade.
Pela manhã, o bispo de Campo Maior, dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, presidiu a santa missa solene. Uma multidão de devotos se fez presente ao longo de todo o dia para prestar homenagens ao padroeiro diocesano. As festividades de Santo Antônio iniciaram no dia 31 de maio com uma vasta programação religiosa e cultural dedicada ao santo.
A santa missa solene foi concelebrada pelo pároco da catedral, padre Gilberto Felipe; pelo reitor do Seminário Dom Abel e vigário-geral Diocese de Campo Maior, padre Luís Francisco e pelo pároco da Quase Paróquia de Santa Luzia de Campo Maior, mons. Edvando. Também estiveram presentes 13 seminaristas da diocese.
“A mensagem que Santo Antônio nos deixa é reinventar-se sempre. Reinventar-se não significa começar de novo, mas adquirir novas forças para fazer diferente, fazer da melhor forma. Ele nos convida para que nos reinventemos na tribulação, no infortúnio, na dor, no sofrimento, na doença”, destacou dom Francisco de Assis em sua homilia.
O bispo também falou sobre as inúmeras virtudes de Santo Antônio, dentre as quais o seu exímio conhecimento da Palavra de Deus: “Deus plantou no coração de Antônio o desejo de ser santo e ele percebeu que precisava reinventar-se, colocar-se com disposição nas mãos de Deus. O seu grande legado é o profundo conhecimento das escrituras. Por isso, tornou-se mestre do Evangelho”, disse.
Ao término da procissão, o pároco da catedral, padre Gilberto Felipe e o prefeito Joãozinho Félix fizeram os agradecimentos oficiais. Na sequência, houve queima de fogos encerrando as festividades deste ano de 2024.
Leave a Reply