Milhares de jovens participaram do DNJ (Dia Nacional da Juventude), celebrado neste domingo, dia 29 de outubro, na Diocese de Campo Maior. Neste ano, 4 cidades da diocese receberam o evento, sendo elas Campo Maior, Barras, Alto Longá e São Miguel do Tapuio. O lema desta edição é “E todos ficaram saciados” (Mt 14,13), uma maneira de celebrar a juventude com espírito missionário, além de incentivar a luta por um mundo mais justo e fraterno.
O DNJ contou com animação e louvor, catequese sobre a temática, adoração ao Santíssimo Sacramento, caminhada e a celebração da santa missa. O bispo diocesano de Campo Maior, dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos participou em Campo Maior. Ele destacou que celebrar o DNJ é celebrar as lutas e as conquistas da juventude, celebrar a unidade entre as diversas expressões juvenis e a alegria do seguimento em Jesus Cristo.
“O plano pastoral e missionário também visa motivar a juventude a assumir um papel evangelizador na Igreja e na sociedade, mas também incentivar a atuação dos jovens nas diversas instâncias governamentais e organizações civis de reflexão e elaboração de políticas públicas com o objetivo de promover a vida plena para todos”, disse dom Francisco.
Ainda de acordo com dom Francisco, é preciso um olhar atento aos jovens que ainda não tiveram o privilégio de fazer uma experiência de vida em Cristo e àqueles que se encontram feridos pela desigualdade social tão forte na atualidade: “O papel dos jovens na missão da Igreja é insubstituível. Mas precisamos ter um olhar especial para aqueles que ainda estão fora dela. São muitas as situações relativas à violência, às exclusões e marginalizações, à tantas angústias, fruto do descaso, do desemprego, da falta de oportunidades e, inclusive, da fome”, falou.
Para a irmã Gabriela Amorim, o DNJ é um convite que a igreja faz aos jovens do mundo inteiro para escutar a voz de Jesus Cristo, eternamente jovem, e a reconhece nele as vozes de toda a juventude, com as suas necessidades, apelos, sonhos e projetos: “Sabemos de suas alegrias e esperanças, mas também das dores, das angústias e inquietudes. Jesus Cristo, eternamente jovem, irá acompanhá-los em seus caminhos e o Espírito Santo irá varrer a indiferença, a superficialidade e o desânimo”, disse.
Fonte: CNBB Regional Nordeste 4
Leave a Reply