A comissão da bandeira e do mastro de Santo Antonio confirmou ao Portal De Olho, nesta sexta-feira, dia 19 de maio, que o levante do mastro vai contar com o apoio de um caminhão munck, como aconteceu no ano passado. De acordo com a comissão, a medida visa garantir, sobretudo, a segurança dos fiéis.
Desde o ano passado, o mastro de Santo Antonio vem sendo levantado com o apoio desse caminhão que conta com uma espécie de guincho para transportar e elevar cargas em operações e obras. Até antes da pandemia, o levante do mastro era feito apenas por homens com o auxilio de estacas de madeiras, chamadas de ‘tesouras’, e cordas.
O coordenador da comissão da bandeira e do mastro de Santo Antonio, Chico Loteria, explicou que as mudanças visam garantir a segurança dos fiéis e evitar acidentes como o que aconteceu no ano de 2015, em Barbalha-CE, quando o mastro caiu no momento do levante, matando uma pessoa.
A gente trabalhava com cerca de 100 homens do Sindicato dos Arrumadores de Campo Maior, então era mais fácil, mesmo correndo alguns risco, de colocar o mastro de pé. Mas com o passar do tempo as coisas foram mudando e hoje o sindicato conta apenas com cerca de 15 pessoas. Os devotos em geral não têm uma habilidade para nos ajudar nesse processo. Então, corre-se um risco e, por isso, optamos, desde o ano passado, em trabalhar com o apoio desse caminhão que em poucos minutos faz o levante do mastro de forma segura.
Leave a Reply