Fiéis lotam catedral de Campo Maior para celebrar dia de Santo Antonio




Centenas de fiéis lotaram a catedral de Santo Antonio, em Campo Maior, para celebrar a solenidade do padroeiro. A missa foi presidida pelo bispo diocesano de Campo Maior, Dom Francisco de Assis, e contou com a presença de autoridades, religiosos, imprensa e a comunidade em geral.

Consagração à Santo Antonio durante celebração solene das 9h, presidida por Dom Francisco.

Ainda nesta segunda-feira, dia 13 de junho, haverá procissão de encerramento dos festejos de Santo Antonio. A catedral de Campo Maior permanece de portas abertas durante todo o dia para visitação.

Houve missas também às 6h e 12h na catedral diocesana. Procissão está prevista para às 17h.

As festividades dedicadas ao padroeiro acontecem desde o dia 31 de maio. Durante esse período é rezada diariamente a Trezena de Santo Antonio, em preparação para a festa, celebrada nesta segunda-feira. Este ano o tema dos festejos foi ‘Caridade: serviço à vida plena’.

Dom Francisco de Assis, bispo de Campo Maior.

Santo Antonio é um dos santos mais populares da Igreja porque foi um homem de muitas virtudes. Ele é o homem do pão e da palavra e isso possui um significado muito importante para os cristãos. Embora seja um santo do século 13, continua muito atual porque nos ensina a praticar a caridade e a justiça, sobretudo, em tempos marcados pela fome e pelo desemprego, disse Dom Francisco em sua homilia.

Catedral de Santo Antonio lotada de fiéis nesta segunda-feira, dia 13 de junho.

Conhecido como “Santo dos Milagres”, Santo Antônio também é protetor dos casamentos, dos pobres e das coisas perdidas. Seus fiéis e seguidores relatam que durante suas pregações em praças e igrejas, o santo foi responsável pela cura de muitos doentes.

Mesmo depois sua morte, aos 36 anos, no ano de 1231, os milagres continuaram. Com isso, ele foi rapidamente beatificado e canonizado pelo Papa Gregório IX, na Catedral de Espoleto, na Itália. O processo foi um dos mais rápidos da história da igreja, ocorreu em 1232, um ano após a data de sua morte.

Imagem original de Santo Antonio Aparecido de Campo Maior no altar da catedral.

Quando o corpo de Santo Antônio foi exumado, sua língua estava intacta. Em 1934, foi declarado Padroeiro de Portugal, e em 1946 foi proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Pio XII. No Piauí, Santo Antonio é padroeiro de Campo Maior e outras 10 cidades. Também é festejado em centenas de paróquias e comunidades em todo o estado.

Religiosas conduzem a imagem de Santo Antonio ao término da celebração.

De Olho Azul

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]