O município de Campo Maior apareceu entre as maiores temperaturas do Brasil reiteradas vezes neste mês de agosto, de acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Campo Maior, essa aferição é realizada no campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI), localizado na zona rural, onde a estação meteorológica está localizada.
Além de Campo Maior, outras cidades do interior piauiense costumam liderar o ranking divulgado pelo órgão como Oeiras, Bom Jesus, Piripiri e São João do Piauí. A capital Teresina, embora conhecida pelas altas temperaturas, geralmente não aparece na lista. O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí e climatologista, professor Werton Costa explica porque Campo Maior apresenta temperaturas mais elevadas:
Além de fatores tradicionais como a proximidade com a linha do Equador, Campo Maior apresenta uma condição de relevo extremamente plano e muitas áreas descampadas. A vegetação densa tem a capacidade de reter o calor e, na ausência dela, há uma elevada incidência de raios solares fazendo sobreaquecer o solo e a camada superficial do ar.
Teresina, embora esteja muito próxima de Campo Maior, do ponto de vista geográfico, é cercada por vegetação densa, com destaque para a mata de Cocais, onde há predominância de espécies de frondosas capazes de reter o calor.
Sensação térmica é diferente de temperatura
Outro fator que precisa ser mencionado é a sensação térmica, que é diferente da temperatura registrada pelo termômetro. A sensação é a forma como nossos sentidos percebem a temperatura, por isso, é normal que a sensação térmica na capital seja maior pela presença de muitos edifícios, intensa movimentação de veículos e transeuntes, etc.
Leave a Reply