A Escola Cívico-Militar Coronel Octávio Miranda, de Campo Maior, aposta num modelo de educação pública onde a principal característica é o compartilhamento da gestão entre educadores e militares. A instituição foi inaugurada no dia 13 de março do ano passado como parte das atividades comemorativas pela Batalha do Jenipapo.
Enquanto os professores cuidam da parte pedagógica, os militares atuam no sentido de cobrar disciplina e o respeito à valores éticos e morais dos estudantes.
As atividades são divididas em 3 eixos, sendo o o administrativo que busca melhorar a infraestrutura e organização. Um didático-pedagógico que foca na melhoria do ensino e aprendizagem e um educacional, cujo objetivo é ensinar valores humanos, éticos e morais, explica a diretora Nair Morais.
De acordo com a secretária de Educação de Campo Maior, Maria José Félix, o modelo de escola cívico-militar implantado em Campo Maior trouxe uma série de benefícios para a educação municipal:
Dentre os inúmeros frutos que temos colhido na educação municipal de Campo Maior, desde que a escola foi entregue à comunidade, podemos destacar indicadores importantes como elevação do desenvolvimento da educação básica e uma redução da evasão escolar e repetência por parte dos estudantes, disse.
Atualmente, cerca de 500 alunos estão matriculados na Escola Cívico-Militar Coronel Octávio Miranda, em turmas do 6º ao 9º anos. A instituição conta com moderna estrutura e salas de aulas confortáveis e climatizadas. O local também oferece a oportunidade para alunos desenvolverem habilidades em atividades extracurriculares.
Leave a Reply