A Diocese de Campo Maior completa, neste dia 12 de junho, 46 anos de sua instalação canônica. A igreja de Santo Antonio Aparecido foi transformada em catedral no dia 12 de junho de 1976 pelo Papa Paulo VI, tendo sido o espanhol, Dom Abel Alonso Nuñez, o primeiro bispo diocesano.
Dom Abel governou a Diocese de Campo Maior até o dia 06 de maio de 2000, sendo sucedido pelo polonês Dom Eduardo Zielski, hoje bispo diocesano de São Raimundo Nonato, no período de 07 de maio de 2000 até o dia 02 de março de 2016. Atualmente, a Diocese de Campo Maior é governada pelo seu primeiro bispo brasileiro, Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos (CSsR).
Dom Francisco foi nomeado bispo de Campo Maior no dia 21 de junho de 2017 e ordenado no dia 26 de agosto de 2017 em Garanhuns-PE. No dia 30 de setembro de 2017 toma posse em Campo Maior, numa celebração campal que reuniu cerca de 7 mil pessoas.
Atualmente, a Diocese de Campo Maior é formada por 26 municípios do Norte e Centro-Norte piauiense, sendo 33 paróquias e 5 áreas pastorai nas cidades de Campo Maior, Altos, José de Freitas, Barras, Cabeceiras do Piauí, Alto Longá, Juazeiro do Piauí, Buriti dos Montes, Beneditinos, Coivaras, São Miguel do Tapuio, Jatobá do Piauí, São João da Serra, Capitão de Campos, Cocal de Telha, Campo Largo do Piauí, Porto do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Castelo do Piauí, Assunção do Piauí, Sigefredo Pacheco, Pau D’arco do Piauí, Boqueirão do Piauí, Boa Hora, Nossa Senhora de Nazaré e Novo Santo Antonio.
Leave a Reply