Aconteceu, na manhã deste sábado, dia 08 de junho, dentro do festejo de Santo Antônio Aparecido, o Dia do Vaqueiro. A santa missa foi realizada às 9h na catedral diocesana e foi presidida pelo pároco da Quase Paróquia de Santo Antônio, em José de Freitas, padre Jerônimo de Paula Pessoa e concelebrada pelo pároco da catedral, padre Gilberto Felipe.
Centenas de vaqueiros de Campo Maior de algumas cidades vizinhas participaram. Antes da celebração, foi servido café da manhã para os vaqueiros no salão paroquial.
Após a missa, os vaqueiros participaram de uma cavalgada pelas ruas da cidade. Diversas autoridades participaram como o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva (PT); o prefeito Joãozinho Félix (Progressistas), além de outros deputados, vereadores, secretários, etc.
Ainda neste sábado, haverá a 8ª noite da Trezena de Santo Antônio com a presença dos vaqueiros. Neste ano de 2024, o vaqueiro homenageado foi o Sr. Viturino Chuíba, de 84 anos, residente na comunidade Alto do Meio.
Em sua homilia, o padre Jerônimo destacou que a devoção a Santo Antônio iniciou com vaqueiros há mais de 300 anos quando, de acordo com uma lenda, a imagem teria aparecido no tronco de uma juremeira para vaqueiros: “A história nos conta que a imagem foi encontrada por vaqueiros. Deus quis manifestar a sua glória para pessoas simples, humildes, batalhadoras. Por isso, a presença e a devoção de vocês é tão importante neste dia”, disse.
Leave a Reply