Neste sábado, dia 10 de junho, aconteceu o dia do vaqueiro, como parte da programação das festividades de Santo Antonio, padroeiro de Campo Maior. Centenas de vaqueiros do município e de toda a região participaram, junto com autoridades públicas municipais e estaduais e todos os devotos de Santo Antonio.
As atividades iniciaram logo pela manhã com um café da manhã servido no salão paroquial. Em seguida, os vaqueiros participaram de santa missa celebrada pelo padre Jerônimo na catedral de Santo Antonio. Após a missa, houve cavalgada pelas ruas do centro de Campo Maior. Na parte da tarde, teve almoço, ‘boi na moita’, e vaquejada no Parque de Vaquejada Luna Melo.
Durante a missa, houve uma homenagem ao senhor Luiz da Costa Araújo, mais conhecido como Neguinho do Belo, um dos vaqueiros mais conhecidos de Campo Maior. Ele morreu há 8 dias com mais de 90 anos de idade e era conhecido pela sua profunda devoção a Santo Antonio Aparecido.
No parque de vaquejada, se apresentaram Jotapê dos Teclados, Gleydson Gavião e Bibimaior. O prefeito Joãozinho Félix participou de toda a programação, junto com secretários, vereadores e outras representações do poder público.
“Os vaqueiros foram os primeiros habitantes de Campo Maior. É uma figura que está presente em toda a nossa história, desde os primórdios até hoje. São mais de 300 anos de lutas, enfrentando as dificuldades das secas, mas de muita bravura. São pessoas simples, humildes, que merecem a nossa homenagem e o nosso total reconhecimento”, disse o prefeito Joãozinho Félix.
Os vaqueiros participaram ainda da 10ª noite da trezena de Santo Antonio, encerrando este dia de comemorações.
VEJA MAIS FOTOS
Leave a Reply