Aconteceu, na noite desta quinta-feira (04 de maio), em Campo Maior, cerimônia de lançamento dos festejos de Santo Antonio Aparecido. O evento aconteceu na catedral diocesana, onde foram apresentados alguns detalhes sobre as festividades deste ano, e, em seguida, autoridades públicas, devotos e a imprensa participaram de um coquetel na Câmara Municipal de Campo Maior.
Este ano, os festejos religiosos do padroeiro terão como tema ‘Santo Antonio Aparecido, exemplo e caminho de comunhão com Jesus Cristo’, e lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’ (Lc 24, 32), em sintonia com o 3º Ano Vocacional da Igreja, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
De acordo com o pároco da catedral, padre Gilberto Felipe, as festividades de Santo Antonio resgatam a identidade religiosa e cultural e religiosa dos campomaiorenses e são um grande momento de celebração, partilha e fraternidade: “Toda a sociedade campomaiorense aguarda com muita expectativa a chegada desse momento. Os festejos são sempre uma oportunidade de confraternização mas, também nos revelam a necessidade do encontro com o Cristo, da busca pela Palavra de Deus e da comunhão espiritual”, disse.
Para o bispo, Dom Francisco de Assis, as festividades do padroeiro proporcionam espiritualidade e aproximação com Deus, que se revela em Campo Maior através das virtudes e das bênçãos de Santo Antonio: “Aproveitemos os festejos para crescermos na fé e na comunhão espiritual com Deus e nossos irmãos. Somos convidados a participar alegremente deste trezenário e a manifestar toda a devoção e carinho por Santo Antonio”, destacou.
O prefeito Joãozinho Félix afirmou que os festejos juninos de Campo Maior contribuem com o progresso econômico e social do município e representam uma oportunidade para o desenvolvimento da economia local, com a geração de emprego e renda: “É um período muito abençoado para a nossa cidade porque faz aumentar as vendas no comércio de um modo geral e permite o desenvolvimento do setor turístico, hoteleiro e gastronômico. Os nossos festejos possibilitam rendimento para centenas de famílias”, falou.
A Prefeitura de Campo Maior dará todo o apoio e suporte logístico para os festejos do padroeiro. O poder público já iniciou a montagem das tradicionais barracas de palha, em parceria com os proprietários de bares, restaurantes e estabelecimentos em geral. Além disso, está sendo preparada uma mega estrutura para a realização da festa no complexo que compreende a Praça Bona Primo, a Praça do Rosário e o Espaço Cultural, onde se realizam os leilões, os shows e as demais apresentações culturais.
Também haverá reforço no policiamento e na segurança, disponibilização de ambulâncias e profissionais da saúde de prontidão, intervenções e fiscalização no trânsito e uma série de outras ações promovidas entre diversas secretarias municipais. Os festejos de Santo Antonio acontecem de 31 de maio a 13 de junho e recebem milhares de pessoas todos os dias, sendo um dos maiores festejos religiosos do Piauí.
Leave a Reply