O município de Campo Maior registrou chuvas intensas neste dia 01º de março, conforme dados do Centro de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
O volume no Centro da cidade ficou em 33 mm, já na zona rural houve pontos em que a chuva acumulou 56 mm, como na região do Monumento, segundo medição particular.
A chuva teve início ao fim do dia e se estendeu pela noite desta terça-feira. Foram mais de 6 horas de chuva, que veio acompanhada de intensas descargas elétricas e trovoadas.
O mês de março é o mais chuvoso da estação na Região Nordeste e, em Campo Maior, os volumes costumam atingir mais de 300 mm.
A previsão é de continuidade da chuva pelos próximos dias. De acordo com os principais modelos de previsão, os volumes podem atingir mais de 100 mm nos próximos dez dias.
A chuva durante esta época é decorrente da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Os meses de janeiro e fevereiro encerraram com chuvas abaixo da média no perímetro urbano de Campo Maior. Os maiores volumes foram registrados na zona rural.
A irregularidade das precipitações este ano é uma consequência da diferença de temperatura nas águas do oceano atlântico, que precisam estar mais aquecidas na costa Norte do Nordeste para uma melhor atuação da ZCIT e melhor distribuição da chuva na região.
Leave a Reply