Campo Maior já registrou nesta primeira quinzena de fevereiro um total de 233 mm, o que representa quase 90% de toda a chuva esperada para o mês inteiro. Os dados são de medição particular registrada na região do Alto do Meio.
A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a do Centro de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden), que fornecem os dados oficiais no município, estão fora do ar.
Em todo o ano de 2024 já choveu 402 mm. Depois de um janeiro com chuvas abaixo da média, em razão da atuação do fenômeno El Niño, fevereiro registra chuvas acima da média, influenciado pela aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Ainda deve continuar chovendo bastante na região de Campo Maior nos próximos dias.
O Inmet emitiu alerta laranja para chuvas intensas nesta sexta-feira (16) até às 10h da manhã deste sábado (17). De acordo com o aviso, pode chover volumes entre 30 e 60 mm ou entre 50 e 100 mm. Também há risco de corte de trovoadas e ventania.
Leave a Reply