O forte temporal que caiu na noite desta quarta-feira (26) em Campo Maior registrou o maior acumulado do mês de janeiro. Foram exatamente 70 mm, de acordo com medição do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Na zona rural, equipamentos chegaram a registrar 80 mm.
A chuva veio acompanhada de intensas descargas elétricas. Uma delas atingiu a Catedral de Santo Antonio destruindo parte de estrutura do teto conhecida como pináculo. Os destroços por pouco não tingiram veículos que estavam estacionados ao lado da matriz, já que no momento do incidente uma missa estava sendo celebrada. De acordo com o Instituto Climatempo, um total de 193 raios tocaram o solo durante o temporal em Campo Maior.
Em todo o mês de janeiro, o município já registrou mais de 210 mm, portanto volume superior à média. Ainda há chance para novas precipitações nesta quinta-feira (27) e amanhã, sexta-feira (28). A forte chuva é consequência da atuação de fenômenos comuns para a época, como a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Leave a Reply