Campo Maior apareceu mais uma vez na lista das cidades mais quentes do Brasil, nesta quinta-feira (05 de outubro), de acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foram 40,1º, a mesma temperatura registrada nesta quarta-feira, dia 04.
A umidade relativa do ar também ficou muito baixa, com 16%. De acordo com a meteorologia, deve continuar fazendo bastante calor nos próximos dias e não há previsão de chuva. Com exceção da zona urbana, muitas regiões próximas a Campo Maior já ultrapassam a marca de 90 dias sem chuva.
Com as altas temperaturas e o tempo extremamente seco, as autoridades alertam para o risco de incêndios. Os médicos também alertam para o aparecimento de doenças. A orientação é fazer ingerir bastante água, fazer uso do protetor solar e evitar exposições ao sol, sobretudo, nas horas mais quentes do dia.
O fenômeno El Niño deve potencializar as condições de tempo quente e seco na região Nordeste do Brasil. Muitos especialistas já alertam para a diminuição do volume de chuvas na próxima estação chuvosa, mas ainda é cedo para afirmar que 2024 terá chuvas abaixo da média.
Leave a Reply