Batalha do Jenipapo é destaque no Jornal Nacional em série de reportagens sobre o bicentenário da Independência




A Batalha do Jenipapo, confronto entre brasileiros e portugueses ocorrido em Campo Maior no dia 13 de março de 1823, foi destaque no Jornal Nacional, na série de reportagens sobre os 200 anos da Independência do Brasil, nesta terça-feira (06 de setembro).

A reportagem destacou a importância das revoltas populares ocorridas no interior nordestino e no Norte do país no ano de 1823, fundamentais e decisivas para a consolidação da independência do Brasil. A Coroa portuguesa tinha o interesse de manter essa parte do Brasil sob domínio de Portugal.

“Os túmulos deste cemitério no interior do Piauí são de heróis anônimos da Batalha do Jenipapo, sertanejos que não sobreviveram ao confronto em 13 de março de 1823”, disse trecho da reportagem ao exibir o cemitério dos heróis, localizado no Monumento do Jenipapo.

O professor da Universidade Federal do Piauí, Johny Santana de Araújo, resumiu como aconteceu o confronto entre brasileiros e portugueses:

As forças portuguesas estavam consideravelmente mais bem preparadas. Estavam armadas com canhões, tinham munição à vontade. Estavam armadas com mosquetes e o exército brasileiro constava apenas de poucos fuzis e umas foices e alguns facões, disse.

Para assistir a reportagem na íntegra clique aqui

De Olho Azul

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]