Campo Maior registrou o dia mais seco de 2023, até o momento, nesta quarta-feira (5/8). Por volta das 15, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou umidade relativa do ar de 16%, na estação automática que fica no campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI), na Fazendinha.
O índice de umidade também fez o município aparecer na listas das cidades mais secas do Brasil, nesta quarta-feira, de acordo com o órgão.
A temperatura máxima registrada nesta quarta-feira ficou em 38,4º. Os dias extremamente quentes e secos têm facilitado a ocorrência de incêndios e queimadas. Dois incêndios de grandes proporções atingiram o perímetro urbano do município, sendo um nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal e outro nos arredores do Parque Estrela.
Campo Maior já ultrapassou a marca de 60 dias sem chuva. Com dois meses de estiagem, o município enfrenta um cenário de seca fraca, segundo o Monitor de Secas divulgado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), mas o grau de intensidade pode aumentar uma vez que o período mais quente e seco do ano só começou.
Leave a Reply