O Governo do Estado do Piauí, por meio de comunicado divulgado nesta sexta-feira (11), informou que estão canceladas as solenidades em homenagem à Batalha do Jenipapo, que ocorreriam no próximo domingo (13), no Monumento Heróis do Jenipapo, em Campo Maior.
No informe, o Governo alegou que, por conta das fortes e constantes chuvas que vêm ocorrendo nos últimos dias na cidade, as obras iniciais de manutenção e reforma das estruturas do Monumento não puderam ser concluídas.
“Informamos que as fortes e constantes chuvas ocorridas na região de Campo Maior prejudicaram a conclusão da primeira etapa das obras de reforma e requalificação do monumento Heróis do Jenipapo, localizado no município, ações que visam preparar esse símbolo da bravura do povo piauiense para as comemorações dos 200 anos de independência.
Com isso, o local ficou impossibilitado de receber a tradicional solenidade cívico-militar alusiva a essa importante data, sem garantir as condições de segurança e conforto para a população, homenageados e autoridades.
Diante do fato, e para não deixar de reverenciar os valores que essa data representa para a nossa identidade e a nossa história, a solenidade acontecerá apenas de forma online, com todos os convidados e homenageados previstos, podendo ser acompanhada pela internet.”
Em situação de abandono, Monumento ameaçou desabar no final de 2021
Em dezembro de 2021, foi decretada situação de emergência no Monumento da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, após suas instalações passarem por vistorias técnicas, que evidenciaram, além do risco de desabamento, outras consequências danosas às pessoas que frequentassem o local.
O Monumento da Batalha do Jenipapo, que tem quase 50 anos, além da importância para o estado do Piauí, guarda parte da história da Independência do Brasil.
Manifestações eram previstas em Campo Maior
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Piauí (SINTE-PI) anunciou, nesta quinta-feira (10), que iria promover uma manifestação em Campo Maior, no dia das comemorações em homenagem à Batalha, a partir das 15h, reivindicando ao governador Wellington Dias reajuste salarial e valorização profissional.
Professores da rede estadual de ensino piauiense estão em greve desde o dia 23 de fevereiro.
Leave a Reply