A Secretaria de Justiça do Piauí (SEJUS-PI) liberou uma certa quantidade de detentos da Penitenciária José de Arimatéia Barbosa Leite, em Campo Maior, para participarem de uma atividade desenvolvida em conjunto com o 15° Batalhão de Polícia Militar (15° BPM) e a própria diretoria do presídio, nesta quinta-feira (03)
A atividade, planejada há algumas semanas pelas entidades, consistiu em limpezas, realizadas pelos presos, de pichações espalhadas por Campo Maior, que faziam referências a facções criminosas estaduais e nacionais.
Em contato com o De Olho, o comandante do 15° BPM, Major Etevaldo Alves, informou que o principal intuito da ação, além da limpeza dos logradouros alvos das pichações, é impedir que essas organizações criminosas se estabeleçam na cidade.
“É exatamente para poder evitar que essas facções venham a se fixar em Campo Maior e, por conta disso, nós planejamos mapear os locais onde tinham pichações com nome dessas facções”, disse.
De acordo com o major, foram realizadas limpezas em cinco bairros da cidade.
“Estivemos em cinco bairros da cidade, fazendo a limpeza desses locais. Os próprios detentos tiraram as pichações, limparam os muros. Essa é uma ação simples, mas de grande valia”, ressaltou.
Ainda segundo Etevaldo, a atividade mostra que as forças de segurança pública do estado estão atentas às atividades que possam vir, de alguma forma, penalizar a coletividade.
“Ela é de uma significância muito grande para nós, que fazemos a segurança pública de Campo Maior, porque é uma demonstração de que, primeiro, nós estamos atentos às movimentações das facções na nossa cidade e, segundo, porque nós não vamos permitir isso como forças estaduais de segurança que atuam em Campo Maior, a Polícia Militar, a Polícia Civil, pela Polícia Rodoviária Federal e pela Polícia Penal”, comentou.
Leave a Reply