Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o preço do ovo disparou em várias regiões do Brasil. A alta no valor das bandejas chega a 50%, em comparação ao que era praticado no início de janeiro.
Devido ao aumento no valor das carnes bovinas, suínas e de frango, que os brasileiros resolveram optar pelos ovos em seus consumos diários. Por conta da alta da demanda pela proteína, o preço elevou também.

A tendência é aumentar ainda mais, de acordo com representantes do setor. Isso porque no início de março, começa a quaresma, a procura pelo alimento deve subir outra vez.
Conforme o Instituto Ovos Brasil, o custo do milho, que alimenta as galinhas, aumentou desde o segundo semestre de 2024. A onda de calor dificulta a produção.
Veja também: Governo regulamente lei que restringe o uso de celulares em escolas públicas e privadas
Isso também afeta a produtividade das galinhas. A galinha põe menos, então pode ser que tenha uma oferta que também esteja sendo afetada em função disso — afirma Nélio Hand, diretor financeiro do Instituto Ovos Brasil.
Devido não existir uma proteína mais barata que o ovo, e não há previsão de quando os preços do alimento vão cair, o vice-presidente da Abras, Márcio Milan, alerta: “é um produto que tem uma validade não tão grande, então é pesquisar e não fazer estoque, porque se o consumidor começar a fazer estoque desses produtos, o preço ainda tende a aumentar ainda mais”.
Leave a Reply