A Rússia realizou um anúncio recentemente sobre o desenvolvimento de uma vacina revolucionária, mRNA contra o câncer. O imunizante será disponibilizado gratuitamente aos pacientes do país. De acordo com o diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa Radiológica do Ministério da Saúde da Rússia, Andrey Kaprin, o lançamento da vacina para uso geral está previsto para o início de 2025. A informação foi divulgada pela agência estatal TASS nesta semana.
O desenvolvimento do imunizante é resultado de esforços conjuntos entre centros de pesquisa, incluindo o Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya. Segundo Alexander Gintsburg, diretor do Gamaleya, os testes pré-clínicos do imunizante já demonstraram uma eficácia na supressão do desenvolvimento de tumores e no potencial controle de metástases.
O mRNA usa a análise genética individual para poder criar vacinas personalizadas que têm o intuito de programar o sistema imunológico a identificar e destruir células cancerígenas. Esse método analisa o perfil mutacional do tumor (neoantígenos) e projeta vacinas direcionadas, o que permite um combate específico a cada tipo de tumor.
Veja também: Cientistas estão intrigados devido à série de recordes de altas temperatura
A Rússia também está estudando uma frente de vacinas oncolítica chamada de EnteroMix, que foi desenvolvida em colaboração com o Instituto Engelhardt. Ela utiliza quatro vírus não patogênicos que são capazes de destruir células malignas e, ao mesmo tempo, ativar a imunidade antitumoral do paciente. Conforme o Centro Nacional de Pesquisa Radiológica, os estudos pré-clínicos do EnteroMix já foram concluídos, confirmando sua segurança e eficácia.
Os cientistas russos informaram que os testes clínicos e o recrutamento de pessoas para as fases iniciais do EnteroMix iniciarão entre o final de 2024 e o início de 2025. Já a vacina mRNA avança para os testes finais de eficácia e deve ser liberada ao público em 2025.
Leave a Reply