Alepi vai discutir sobre incentivo fiscal para proprietários de veículos elétricos

Alepi vai discutir sobre incentivo fiscal para proprietários de veículos elétricos
Alepi vai discutir sobre incentivo fiscal para proprietários de veículos elétricos




Começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) o Indicativo de Projeto de Lei 33/24 (IPL) que propõe um incentivo fiscal para proprietários ou arrendatários de carros elétricos e movidos a hidrogênio. A proposta do deputado Flávio Júnior (PT) envolve a compensação do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Caso o IPL 33/24 se torne uma legislação em vigor, o benefício tributário valeria pelos primeiros cinco anos de cobrança do IPVA sobre o veículo. O parlamentar ainda estabeleceu uma limitação de até 103 UFR (Unidade Fiscal de Referência) por ano, o que equivaleria, em 2024, a cerca de R$460,00. O valor não seria devolvido ao contribuinte, mas serviria para a compensação de outros débitos tributários.

Alepi vai discutir sobre incentivo fiscal para proprietários de veículos elétricos
Alepi vai discutir sobre incentivo fiscal para proprietários de veículos elétricos. (Imagem: Pixabay)

Atualmente, vários países têm incentivado, por meio de leis modernas, a produção e consumo de veículos movidos a energia limpa; essa realidade, aliada aos avanços tecnológicos implementados pelas principais montadoras do mundo, têm popularizado os automóveis movidos à energia renovável, proporcionando a substituição gradativa da frota com a consequente preservação ambiental e a melhoria de saúde da população, especialmente aquelas residentes nos grandes centros — defende Flávio Júnior no projeto.

Veja também: Prefeito de Jatobá do Piauí chama atenção com atitude peculiar em evento de inauguração

O parlamentar ainda justifica a apresentação do IPL 33/24 afirmando que a troca dos veículos movidos a combustíveis fósseis por tecnologias mais limpas reduziria a poluição do ar e contribuiria para a redução de gastos com saúde. “A redução da poluição através dos veículos elétricos e similares, além de melhorar o ambiente com a redução da poluição, traz significativo impacto nas finanças dos Municípios e do Estado pois os gastos públicos para sanar as enfermidades causadas pela poluição diminuirão consideravelmente na medida em que a frota estadual deixar de poluir o ambiente”, explica Flávio Júnior.

A matéria foi lida na Alepi na última terça-feira (10) e agora segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça e depois, caso aprovada, vai para o Plenário. Por ser um Indicativo de Projeto de Lei, o Executivo vai analisar a matéria e devolver para nova apreciação dos parlamentares.

Fonte: ALEPI

De Olho Azul

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]