Nessa quarta-feira (04), a tradicional corrida de jegues, que faz parte da festividade de aniversário de Cajueiro da Praia, localizado no litoral do Piauí, foi cancelada pela prefeitura. Já faz uma década que o evento integra o calendário comemorativo da cidade e recebeu diversas críticas de ONG’s, protetores independentes de animais e da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB), que estavam apontando para maus-tratos aos animais como consequência da prática.
O anúncio foi realizado nas redes sociais da gestão municipal, que fez questão de destacar o compromisso com o bem-estar animal e com os valores éticos. A decisão foi tomada logo após a intensa mobilização de ambientalistas, que fizeram alerta sobre os riscos envolvidos na realização da corrida.
Veja também: Sigefredo Pacheco recebe premiação do Selo UNICEF 2021-2024
A corrida de jegues é uma prática bastante comum em Cajueiro da Praia e em outros municípios do Nordeste, o que simboliza aspectos culturais e históricos da região.
Nota oficial da prefeitura
A Prefeitura de Cajueiro da Praia informa à população que, em respeito às preocupações levantadas por ambientalistas, protetores dos animais e membros da comunidade, a tradicional Corrida de Jegue, realizada durante as festividades do aniversário da cidade, não será mais incluída no calendário oficial.
Reconhecemos que a Corrida de Jegue faz parte da história e da identidade cultural de Cajueiro da Praia, marcando gerações e reforçando nosso sentimento de pertencimento. Contudo, reafirmando nosso compromisso com o bem-estar animal e com as demandas de uma sociedade cada vez mais consciente, optamos por priorizar práticas que reflitam esses valores.
Nosso objetivo é preservar e valorizar a cultura local, mas de forma ética e responsável. Nesse sentido, estamos desenvolvendo novas atividades que celebrem nossas tradições e fortaleçam nosso vínculo com a natureza, garantindo o respeito aos animais e aos princípios de sustentabilidade.
Leave a Reply