Desde essa última sexta-feira (01), o valor do gás de cozinha teve aumento para os consumidores de todo o Brasil. O gás teve um aumento de 10,5% nos preços para as empresas distribuidoras.
Segundo informações recentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o valor médio do botijão de 13 kg supera os R$ 130 e pode atingir até R$ 150 em certas áreas.
Em um comunicado, a companhia destacou que seus produtos “seguem padrões de mercado, levando em conta variações como o preço do petróleo, que é comprado a valores internacionais, dólar frete e dólar, que podem oscilar para mais ou para menos”. Na realidade, isso resulta em um custo maior para quem adquiriu o gás.
Veja também: Carne, gasolina, pão francês! Veja o que pode ficar mais caro devido à alta do dólar
As consequências são imediatas e graves para as famílias de baixa renda, que são a maior parte dos consumidores do Brasil. Nas regiões Norte e Nordeste, o impacto é mais elevado devido aos custos de transporte. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), essa alta comprimento cerca de 10% da renda mensal de algumas famílias.
Leave a Reply