Campo Maior irá completar na próxima quinta-feira (29 de agosto), a marca de 120 dias sem chuva, ou seja, exatos 4 meses que o município não registra nenhuma chuva significativa, aquelas acima de 10 mm. O último registro de chuva é do dia 29 de abril, quando foram registrados 30 mm. Depois disso, houve registro de chuvas fracas, mas sem potencial para amenizar o calor e o tempo seco.
As temperaturas máximas devem chegar aos 38º durante a tarde, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O tempo deve permanecer seco com umidade relativa do ar em torno dos 20%, quando o considerado normal é 60%. Com o tempo quente e seco, as condições climáticas desfavoráveis favorecem a ocorrência de queimadas.
Apesar de 4 meses sem registro de chuva, os volumes registrados de janeiro a abril foram satisfatórios e conseguiram atingir a média esperada para o ano todo. Não há previsão de chuva pelos próximos meses e com a chegada do ‘br-o-bró’ na próxima semana as temperaturas devem subir ainda mais e se aproximar ou ultrapassar os 40º.
Leave a Reply