Governo busca taxar refrigerantes, vinhos, cervejas, cigarros

Governo busca taxar refrigerantes, vinhos, cervejas, cigarros
Governo busca taxar refrigerantes, vinhos, cervejas, cigarros




Um ponto da reforma tributária que foi promulgada pelo Congresso em dezembro de 2023 foi o chamado Imposto Seletivo, e teve como apelido “imposto do pecado”, que está previsto a cobrança de itens que são considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como: cigarros, refrigerantes, bebidas alcoólicas e extração de bens minerais.

O tributo fará com que estes bens e serviços que sejam prejudiciais não só a saúde como ao meio ambiente, tenham um imposto maior do que o restante da economia. A proposta de regulamentação da reforma foi entregue nessa quarta-feira (24) pelo Ministério da Fazenda ao Congresso, os itens que sofrerão uma taxação maior começam a ser conhecidos, mas a alíquota deles ainda é um mistério.

Governo busca taxar refrigerantes, vinhos, cervejas, cigarros
Governo busca taxar refrigerantes, vinhos, cervejas, cigarros. (Imagem: PR/Ricardo Stuckert)

Na proposta que foi apresentada pelo governo Lula, os itens sobre os quais vão incidir o “imposto do pecado” são os: veículos, embarcações e aeronaves, produtos fumígenos, bebidas alcoólicas, bebidas açucaradas, e bens minerais extraídos. Esses produtos já possuem alíquotas altas. O refrigerante, por exemplo, tem uma carga tributária de 45%, enquanto a cachaça, 82%.

Veja também: Google proíbe anúncios sobre políticos nas eleições municipais de 2024 no Brasil

Já no rol de bebidas alcoólicas com tributação alta também está a cerveja, cujo preço da lata recebe a incidência de 56% de impostos; e o vinho, cuja taxação é de cerca de 44% no caso de produtos nacionais e 58% entre os importados.

Na regulamentação da reforma, o governo revelou sobre alguns dos motivos pelos quais decidiu incluir alguns itens na lista do Imposto Seletivo. No caso dos cigarros, por exemplo, a proposta diz que eles são “apontados como prejudiciais à saúde em uma vasta gama de estudos” e defende que a tributação incidente desses produtos é um instrumento “efetivo para desestimular o tabagismo”.

De Olho Azul

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]