Autor de vandalismo vai reparar danos causados ao patrimônio público

Autor de vandalismo vai reparar danos causados ao patrimônio público
Autor de vandalismo vai reparar danos causados ao patrimônio público




Na sessão plenária desta segunda-feira (20), da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), foi aprovado Projeto de Lei, de autoria do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), que dispõe sobre a reparação de danos e a aplicação de multa nos casos de pichação, depredação, destruição e outros meios de danificação do patrimônio público.

A lei proposta pelo parlamentar obriga que quem “pichar, destruir, depredar ou danificar bem móvel ou imóvel integrante do patrimônio público do Estado” é obrigado a reparar integralmente o dano e a pagar multa equivalente ao dobro do dano material.Gessivaldo Isaías justificou que sua proposta tem o objetivo de “coibir uma das formas de poluição visual e desrespeito ao patrimônio público, que tem ocorrido rotineiramente no Piauí”. Para ele, é preciso diminuir a impunidade, e o caminho é responsabilizar os infratores ou seus representantes legais.

Autor de vandalismo vai reparar danos causados ao patrimônio público
Autor de vandalismo vai reparar danos causados ao patrimônio público

CARTEIRA – O deputado Franzé Silva (PT) teve aprovado Projeto de Lei que autoriza a gratuidade da obtenção da segunda via da carteira de identidade para idosos e pessoas com deficiência.

Segundo o parlamentar, o Decreto n.º 9.278/2018, que assegura validade nacional às carteiras de identidade e regula a expedição, determina gratuidade apenas à primeira emissão. Assim, Franzé Silva afirma que por a segunda via não estar coberta pela gratuidade, ela deve ser autorizada pelo legislativo estadual.

Veja também: Comprovante de vacinação contra a Covid-19 passa a ser exigido para entrar no Brasil

Inspeção sanitária – De autoria do parlamentar Firmino Paulo (PP) foi aprovada na Alepi Projeto que dispõe sobre a inspeção sanitária e industrial nos estabelecimentos que processam produtos de origem vegetal.

O objetivo, conforme disposto no artigo 1º do Projeto de Lei, é “garantir a identidade, a qualidade e a inocuidade de produtos e subprodutos de origem vegetal, inclusive os originários da agricultura familiar e os artesanais produzidos em todo o território piauiense”. Será de competência da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) aplicar a lei e as penalidades previstas.

HOMENAGEM – O parlamentar Francisco Limma (PT) teve aprovada proposição que denomina de “Deputado Assis Carvalho” o trecho da rodovia que liga o município de Ipiranga do Piauí ao entroncamento BR-230 (Café da Rosa) no município de Oeiras.

MINISTÉRIO PÚBLICO – O governador do Estado, Wellington Dias (PT), enviou Projeto de Lei à Alepi que tem a finalidade de “harmonizar a Taxa de Fiscalização do Ministério Público”. Segunda a justificativa do Executivo, essa taxa “tem por objetivo angariar recursos para o Fundo de Modernização do Ministério Público, compondo sua receita e revertendo tais recursos em prol da sociedade piauiense, mediante o aperfeiçoamento dos serviços executados pelos órgãos ministeriais”.

De Olho Azul

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]