Nessa segunda-feira (08), devido à grande quantidade de chuvas que atingem a região, vários reservatórios e rios ultrapassaram o limite máximo e está ameaçando a família ribeirinha dos municípios. É o caso do rio Longá, situado em Esperantina, que aumentou quase 8 metros acima do nível normal, assim desabrigando a população que reside na região.
A água chegou a alcançar a casa da comunidade local, buscando refúgio em alojamentos temporários que são fornecidos pela Defesa Civil Municipal e Estadual, com auxílio do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Os abrigos são muito utilizados para prestar cuidado e suporte às famílias que são afetadas pelo aumento das águas do rio, com assistência médica completa, alimentação e o apoio necessário dos profissionais da Assistência Social.
Veja também: Acumulado de chuva em Campo Maior ultrapassa mil milímetros
A Defesa Civil reforça a importância da comunicação imediata em casos de risco iminente de inundação. As famílias que se encontram nesta situação devem ligar para o telefone/WhatsApp (86) 9 9964-3404 para receberem atendimento prioritário.
Com um plano de ação já elaborado, a Prefeitura e a Defesa Civil estão mobilizadas para poder garantir uma resposta rápida e eficaz, ou seja, minimizando os impactos desta enchente e podendo assegurar o bem-estar de toda a população afetada pelo volume acima do normal do rio Longá.
Leave a Reply